quinta-feira, 12 de setembro de 2013

OS HÓSPEDES        

 Normalice Souza


       Os hóspedes se foram Sem despedidas, sem obrigados, sem dar qualquer sinal de que não os encontraria ao amanhecer. Acordei e abri as cortinas com muito cuidado para não assustá-los, como de hábito nos últimos dias, espiei para ver como estavam e constatei que o ninho estava vazio. Pois é, eu tive o prazer de ter um ninho de assanhaço (ou será sanhaço? verificarei, talvez um dia, em algum compendio - puxa vida, que palavra-) Vi nascer os primeiros sinais desta bela residência, acompanhei a sua construção, coloquei água e comida estrategicamente próximas à morada, cuidei em fechar as cortinas ao cair da tarde para não incomodar com a claridade os habitantes do anexo ao meu quarto, melhor dizendo, na jardineira da janela. Ouvi encantada os primeiros ruídos dos novos moradores, a agitação quando a mãe chegava com a comida, e esperei ansiosa os ensaios de voo. A observação era feita com muita discrição com receio que a minha presença ostensiva os assustasse e os fizesse fugir. Na verdade a mãe já se acostumara, mais ou menos, com a minha presença, mas temia o medo dos pequenos. Fiquei, assim, acompanhando o que eu pensava seria o desenvolvimento da família, mas eles me deram um baile. Não tive a sorte de ver os ensaios de voos que me preparassem para a partida iminente e por isso fui pegada de surpresa e de alguma forma sinto-me um pouco traída. Com o meu sentimento de abandono verifico, mais uma vez, que nada na vida é completamente desinteressado e que a minha calorosa receptividade de alguma forma esperava uma recompensa. Pelo menos desejava vê-los crescer, ora essa! Madrinha auto eleita, e abandonada, contento-me agora em olhar o ninho vazio na esperança que alguma outra passarinha aproveite a residência já pronta e desocupada e venha fazer-me um pouco de companhia; nem que seja por poucos dias.
      Ando pensando em colocar um anúncio no jasmineiro:

               CEDE-SE ESPAÇO PARA CONSTRUÇÃO DE NINHOS.                         
               ÁGUA E ALIMENTO GRÁTIS.
               SILÊNCIO E SEGURANÇA GARANTIDOS.

      Quem se habilita?  
       


Nenhum comentário:

Postar um comentário